Vinhos sul-africanos para serem guardados na memória

IMG_2224

Linha de vinhos Remhoogte Estate na Grand Cru

Estive em degustação na Grand Cru, do produtor Remhoogte Estate. A filosofia do produtor está voltada para a experimentação, em se conhecer a propriedade, os tipos de solos, as vinhas e o “terroir”.

Para o produtor, o vinho deve ser vivido e não apenas degustado. A idéia é que cada garrafa seja uma experiência memorável, inesquecível e sempre lembrada.

Assim, com a apresentação destes vinhos pela importadora Grand Cru, percebemos na tarde de 20/02, o que este renomado enólogo, Sr. Michel Rolland, pode definir com seu estilo próprio, na consultoria em vinhos no mundo todo.

Provamos cinco vinhos, um branco e quatro tintos como segue:

– Remhoogte Chenin Blanc 2011

– Remhoogte Aigle Noir Blend 2010

– Remhoogte Estate

– Remhoogte Pinotage 2010

– Remhoogte Valentino Shiraz

IMG_2218

Mas o que se destacou no nosso paladar e olfato foi o Aingle Noir. Um belo vinho, complexo, estruturado e elegante.

A expressão do vinhedo é percebida em cada gole, em cada taça e como o ser humano pode, com sua dedicação e foco, determinar da produção ao consumo, um estilo, uma maneira particular de fazer vinhos.

“Abrir uma garrafa de vinho é como trazer o tempo e fixá-lo naquele instante único”.

Cor rubi granada profunda. Aromas de amora e mirtilo, toques de cereja preta e leves aromas florais. No palato é fresco e equilibrado, com boa estrutura e frutas maduras, especiarias e taninos macios. Final longo e exuberante.

Apresenta bom potencial de guarda, pelo teor alcoólico e estrutura tânica.

Na composição, 42% Merlot, 32% Shiraz, 16% Cabernet Sauvignon, 10% Pinotage e 14,4% de alcool.

A região é banhada por brisas frescas da tarde e o frio noturno do Atlântico que confere condições ideais de maturação. As folhas são retiradas com a poda verde, para que a luz solar possa auxiliar na maturação das uvas.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>