Degustação da Ventisquero na Bacco`s aguçou os sentidos pela música

Flores

Era de se esperar a harmonia entre a música os vinhos e a parte gastronômica.

Também, quando se une vinhos de qualidade e compositor famoso só poderia ser assim.

“As Quatro Estações” de Vivaldi soam ainda em minha mente, aguçadas pelo registro na memória olfativa e nas lembranças da noite quente.

Tenho sempre falado dos sentidos e do sentir ao mencionar vinhos. Sem esta nossa capacidade que une visual, olfato e paladar, tudo ficaria mais difícil.

Neste caso, além de todos estes sentidos, utilizamos também a música para penetrar nos mistérios da melodia que nos remetem momentos que vão do plantio ao líquido em nossas taças: O Vinho que tanto apreciamos.

Estes registros meio que se impregnam em nossas mentes e ao recordarmos dos sons, dos “cheiros”, aromas, e o toque no paladar, inevitavelmente nos recordamos dos nossos momentos, das passagens da vida, e nesta noite, não poderia ser diferente.

A cada nota soada, um vinho descia pelo palato, alcançando as “notas” internas das recordações vibrantes. Palato e sentidos apurados degustaram em uma só noite, os quatro vinhos determinados para a ocasião, cada um no seu movimento particular definido e ritmado, melodiosamente sonoro em nossos ouvidos.

Antonio Vivaldi, o gênio estava certo. Compôs sua obra baseada nos sons da natureza, a força da virtuosidade aparece em todos os momentos. Cada melodia nesta sinérgica degustação tocou a alma e o corpo, envolvendo o momento no que posso chamar de o “espírito do vinho”, suas sutilezas e descobertas.

Os vinhos são considerados vinhos de boutique. Assim como a música, foram escolhidos pela determinação do próprio clima do Chile, em suas estações bem marcadas, assim como a música determinada no seu compasso.

Vinho fundo

O primeiro vinho, um branco (Primavera), representa os pássaros.

O segundo vinho, já um tinto (Verão), representa a revoada dos insetos e a intensidade marcante, a fruta madura em sua plenitude.

No terceiro, também um tinto (Outono), representa o Vilarejo, a alegria da colheita e as pessoas.

O quarto e último vinho, também tinto (Inverno), mostra todo o rigor do momento, a intensidade do frio, o “ranger” de dentes, um mistério na complexidade associada ao mistério do próprio inverno, as vezes indescritível em palavras.

A programação:

IMG_1987

– “La Primavera” – Allegro

Ramirana Gran Reserva Sauvignon Blanc / Gewurstraminer

Harmonização: Frutas cítricas da estação

IMG_1995

– “L´Estate” – Presto

Ramirana Reserva Cabernet Sauvignon / Carmenérè

Harmonização: Seleção de queijos

– “Lautunno” – Allegro

Ramirana Trinidad2008

Harmonização: Seleção de embutidos

 IMG_2013

– “L´Inverno” – Allegro non Molto

Vértice 2007 – Valle de Apalta

Harmonização: Empanadas de carne chilenas

 IMG_2027

Fechamos a noite, caminhamos cada um no passo a passo do compasso da vida, sonoramente inspirados pela música, pelo álcool quente no sangue, pelas memórias…

Desejando que tudo continuasse neste ritmo, nesta melodia, que ainda ecoa em nossos ouvidos… suave e plena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>