O fim da Salvaguarda ao vinho brasileiro chegou. O que aprendemos com tudo isto?

Não poderia ser diferente:  O fim das salvaguardas chegou!

Mas, como eu mesmo havia dito, as marcas ficarão visíveis nos encontros entre aqueles que diretamente se ofenderam.

Não que eu fosse a favor das salvaguardas, nada disso, mas sim, porque ainda acredito nas pessoas e nas boas relações que se formam quando se tem boa vontade e um pouco de paciência.

Não me omiti em nenhum momento, mas também não fiz uma pressão de forma descontrolada ou ofensiva.

Tomei minha posição diante das questões requeridas, senti o perigo para o grande universo que se abre para os vinhos no Brasil, e me preocupei…

Mas vi ofensas, li ofensas, e talvez isto tenha me preocupado mais do que os próprios vinhos e o resultado de tudo isto.

A relação humana me preocupa e me preocupa para onde queremos nos levar, por onde segue o curso das coisas, onde não há o diálogo e sim imposições e interesses.

Alguns diriam que capitalismo é isso mesmo. Discordo. A sociedade é competitiva, mas ainda acredito em competição saudável, em relações que se formam, em parcerias, em troca, em objetivos bem traçados e planejados e em integração.

Qual o mundo que queremos deixar para nossos filhos? Que exemplos estamos dando aqueles que nos seguem?

Questões que antes não foram observadas e no “calor da batalha” nos deixamos levar…

Como eu mesmo comentei alguns não poderão nem ao menos se cumprimentar, mas terão que conviver…

O vinho está ai, continua, seja ele importado ou nacional, a maré em algum momento passaria, mesmo que houvessem sido anos…

Deixo estas poucas palavras, ainda acreditando nas pessoas, no tempo e naquilo que chamo de destino de todos nós. Ao VINHO! E ao CONSUMIDOR, grande perdedor de todas as batalhas, nós mesmos!

Leia meu post anterior e posicionamento:

http://vinhodosanjos.wordpress.com/2012/03/26/o-desejo-intimo-da-verdade-nos-vinhos-a-uniao-e-o-respeito-mutuo/

2 pensamentos em “s”

  1. O que fica claro no Brasil é que nossos empresários preferem as salvaguardas a trabalharem com afinco e determinação. Na realidade, querem dispositivos que facilitem seu trabalho produtivo e o lucro fácil. E o povo paga a conta. Podemos observar há tempos o que vem ocorrendo inclusive com as embalagens, que estão cada vez menores, menos os preços. Qualquer dia não haverá mais produto, apenas uma pequiníssima embalagem e isso deveria ser combatido energicamente, mas pelo povo, que não deveria mais comprar esses produtos: Ex.: o iogurte.
    Que sejam liberados para concorrência aberta todo e qualquer produto, para que possamos ter qualidade e respeito ao consumidor. EU EVITO O VINHO NACIONAL EM REPRESÁLIA!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>