Jazz e vinhos: A perfeita sintonia.

 

O vinho por si só é extremamente completo e complexo. Mas quando podemos apurar os sentidos através da música, surge à sinergia proporcionada pelo uso dos ouvidos e da audição.

O ritmo é essencial para a percepção e para a união da música, em seu envolvente contexto sonoro com os vinhos. A música que enche os ouvidos e invade a alma, reflete o estado de espírito e este estado, requer um bom vinho.

Neste quase estado contemplativo e harmônico, o Jazz exprime este conjunto na música. Talvez seja o ritmo que mais se adéqua ao vinho e suas características. Sim, o ritmo, a batida pontuada, os arranjos, o som dos instrumentos bem percebidos, a voz que aparece quase como um instrumento, tudo isto invoca um aprimoramento nos sentidos. E tudo isto é Jazz e são os vinhos.

Uma vida sem música é como um copo vazio de vinho. O brinde é o compasso que envolve ás pessoas, no ritmo das comemorações e da alegria.

Vinhos, Jazz, pessoas e ambiente, se completam em uma “música afinada” e em um momento que com certeza, enche a alma.

Talvez em um dia quente, o vinho ideal para o Jazz, fosse um vinho alegre, branco, suavizando as batidas ritmadas, compondo de aromas de frutas, nosso paladar. Mas na verdade, quando degustamos o que gostamos e ouvimos o que mais apreciamos, esta sinergia envolvente dos sentidos, se redobra nas sensações somadas. Intensificam-se os sentidos apurados, na capacidade de se perder do todo e se concentrar no instante.

O vinho tinto, nas noites de outono, quando as folhas espalhadas no chão pelo vento, traz o som da noite, neste ritmo, aveludam nossas papilas, descendo e aquecendo o corpo, ruborizando nossa face, relaxando nossos músculos e intensificando os sentidos sonoros, que teimam na batida ritmada, em nos fazer esquecer o tempo e relaxar com a vida.

E tudo isso é Jazz, e tudo isto é vida e vinhos!

Para quem aprecia, segue um jazz diferente, meio africano, francês, com características muito particulares, como o vinho: Richard Bona.

http://www.youtube.com/watch?v=dnFhvxcNXME&feature=related][youtube=

2 pensamentos em “s”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>