Portugal redescobre o Brasil com os vinhos

Nunca houve tanta procura por vinhos de Portugal e também tanta divulgação pelos produtores e pelas regiões.

Isso já vem se demonstrando tem algum tempo. Regiões como o Tejo, a Bairrada, Douro, Alentejo, Trás-os-Montes e Dão intensificam suas ações no mercado brasileiro, de olho em uma fatia crescente e que une os dois países pela língua e pela história.

Chegou a hora dos vinhos. Com suas castas emblemáticas e a necessidade de expansão do mercado pela crise europeia, os vinhos de Portugal vão de encontro ao paladar do brasileiro, trazendo tradições familiares, blends inusitados, castas “estranhas” aos nossos ouvidos, porém de qualidade inegável e reconhecidamente importantes no contexto mundial.

Foram duas as apresentações dos produtores portugueses. A primeira grande degustação deste ano, já se deu em Brasília em 25/06 e dia (27/06) em São Paulo no Hotel Unique, se consolidando como o roteiro dos amantes e apaixonados pelos vinhos.

Mas vamos ao que interessa: os vinhos e alguns destaques.

Espero não ser injusto ao falar de alguns produtores e neste pequeno espaço, me conter em apenas alguns deles. Mas já vou me justificando porque sei que ao longo do tempo, as oportunidades irão se ampliar e gradativamente poderei mencionar outros vários e grandes produtores.

No Evento Vinhos de Portugal, o espaço reuniu 35 mesas, e mais o Espaço Tejo e Espaço Vinho do Porto, por aí podemos ter uma idéia da variedade e das inúmeras opções envolvidas.

Não há como não falar dos já consolidados e reconhecidos vinhos trazidos pela Qualimpor, como os do Esporão e os da Quinta do Crasto. Vinhos que já foram mencionados anteriormente em diversos post e que apenas coloco os links caso haja interesse na leitura.

Provei vários vinhos da Casa Cadaval, trazidos pela Mercovino. Destaco nos brancos o vinho Padre Pedro Reserva 2010, um vinho corte das uvas Viognier e Arinto.

Douro Boys

 

No Consulado de Portugal, tivemos neste dia  24/07, a presença dos Douro Boys.

Representados por Tomás Roquette (Quinta do Crasto), Cristiano Van Zeller (Quinta do Vale Dona Maria), representado pela sua esposa, Francisco Olazábal (Quinta do Vale Meão), Dirk Van Der Niepoort ( Niepoort Vinhos) e João Ferreira Álvares Ribeiro (Quinta do Vallado).

De forma descontraída, pudemos provar alguns produtos ícones das vinícolas, e celebrar a noite marcada pela oportunidade de degustar excelentes vinhos.

Não preciso falar do “nível” destes vinhos e do sucesso que eles têm alcançado. Mostrando mais uma vez que os vinhos de Portugal vieram para ficar.

Se você é um apreciador deste país e de suas uvas emblemáticas, não deixe de visitar a Vinnobile, Loja Virtual de vinhos que possui um portfólio considerável deste país.

Link da Loja: www.vinnobile.com.br

Links de postagens sobre Portugal:

http://vinhodosanjos.wordpress.com/2012/04/26/eu-provei-e-chorei-13-vinhos-do-porto-de-1998-a-1900-by-andresen/

http://vinhodosanjos.wordpress.com/2012/04/09/assim-foi-o-road-show-da-qualimpor-no-consulado-de-portugal/

http://vinhodosanjos.wordpress.com/2011/11/29/vinhos-portugueses-do-dao-elegantes-saborosos-e-expressivos/

http://vinhodosanjos.wordpress.com/2011/10/20/prova-de-vinhos-de-tras-os-montes-em-sao-paulo/

http://vinhodosanjos.wordpress.com/2011/09/30/evento-vinhos-do-alentejo-brasil/

http://vinhodosanjos.wordpress.com/2011/06/30/premios-mais-uma-vez-a-qualimpor-e-os-vinhos-portugueses-se-destacando/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>