Wine Show foi pouco. Decanter “balança” as estruturas com seus vinhos

Um olhar aqui, outro alí, e lá estava eu novamente, após dois anos da última edição, no evento promovido pela Decanter, o seu Wine Show 2012 com seleção especial da Europa.

Surpresas boas? Sim, muitas. Imperdíveis vinhos neste nosso universo imenso de possibilidades.

Comecei por brancos, e como tenho uma grande paixão por vinhos da Alsácia, comecei por eles e com o produtor Domaine Paul Blanck. Produtor  focado no tratamento orgânico dos vinhedos e atuante desde 1985, neste que é um patrimônio da região, cuja origem remonta 1610.

Provei três vinhos do catálogo disponíveis e outro especialmente oferecidos pelo produtor e limitado a uma garrafa no evento.

Do Catálogo: Riesling 2009 / Gewurztraminer 2010 / Riesling Grtand Cru Schlossberg 2006

Limitados: Riesling 1993 (Vinhas Velhas)

 

Provei também alguns vinhos gregos, do produtor  Domaine Sigalas, e destaco dois vinhos: O Assyrtico Kavalieros Santorini 2009 e o branco doce Vinsanto Santorini 2004. Uma novidade para mim, tanto pelas uvas utilizadas e também pela qualidade dos vinhos apresentados.

De Portugal destaco dois produtores do Alentejo. Minha querida amiga Dorina Lindemann, da Quinta da Plansel, Alentejo (Évora) e seus maravilhosos vinhos e também do produtor Dona Maria, do Alentejo (Estremoz).

 

Da Dona Maria, seu rosé fabuloso, o Dona Maria Rosé 2010, das uvas Tempranillo e Touriga Nacional. Um vinho equilibrado com coloração salmão claro, muito aromático e elegante.

Da Espanha, de Rueda, os vinhos brancos desta pequena, porém muito competente  Bodegas José Pariente, representados pela neta do fundador, Martina Pariente. Provei os três vinhos disponíveis.  O Varietal Verdejo 2009, o Sauvignon Blanc 2009 e o Fermentado en Barrica 2009. Muito aromáticos e intensos.

Da Itália, seria é uma redundância pela qualidade apresentada, mas não posso deixar de falar do produtor Rocca Delle Macìe, onde provei simplesmente todos os vinhos, terminando com o Roccato Toscana IGT 2005, um vinho das uvas Sangiovese e Cabernet Sauvignon, sem palavras!

Foram muitos outros vinhos, muitos de qualidade inegável e produtores competentes, porém, o espaço ficou pequeno para descrever tudo o que foi o evento da Decanter este ano. Como eu disse, de “abalar” as estruturas! Saúde!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>