Seleção Espanhola de Vinho – Três Denominações, três produtores

Três regiões vinícolas e três produtores da Espanha apresentaram seus vinhos nesta seleção especial para São Paulo em evento fechado para convidados e jornalistas.

Reunindo as Bodegas Saac Winery, da D.O. Manchuela, as Bodegas Latúe da D.O.La Mancha e os da Agrícolas Santa Rosa da D.O. Almansa, pudemos provar alguns itens do portfólio de produtos destes produtores, em busca de importadoras no Brasil.

Provamos seis vinhos, sendo dois de cada produtor na degustação conduzida e apresentada pelo Eduardo Lopes. Além de podermos degustar os outros vinhos no Show room montado especialmente para os profissionais da área.

Os vinhos da mostra foram:

BODEGAS SAAC WINERY

– Altos Del Cabriel 2011: Vinho branco da uva Macabeo 100%. Com 12,5% de álcool e produção total de 300.000 garrafas. De cor amarela palha, toques esverdeados, límpido e brilhante. Aromas de frutas e notas herbáceas. Na boca, fresco e frutado.

– Viñamalea Tempranillo & Syrah 2006: Vinho tinto das uvas Tempranillo e Syrah. Teor alcoólico de 13%. Produção de 50.000 garrafas. Cor rubi intensa. Aromas de frutas maduras e especiarias. Na boca apresenta-se equilibrado e com taninos suaves. Passagem por 9 meses em barricas, harmonioso, com um leve toque animal e marmelo.

ADEGA LATÚE

– Latúe Airen 2011: Vinho branco da uva Airén, com 12,5% de álcool e produção de 200.000 garrafas. No visual, amarelo palha pálido. Aromas de banana e maça. Muito fresco na boca com final persistente.

– Latúe Cabernet Sauvignon & Syrah 2010: Vinho tinto das uvas Cabernet Sauvignon (50%) e Syrah (50%). Com 13,5% de álcool. Produção de 120.000 garrafas. Um vinho elegante e frutado, equilibrado e rico que passa um mês em barricas de carvalho.

AGRÍCOLAS SANTA ROSA

– Matamangos Syrah 2008: Vinho tinto. 100% Syrah, 14,1% de álcool e produção de 20.000 garrafas. Passagem de 5 meses em barricas de carvalho. Cor vermelha intensa, aromas de frutas negras maduras. Na boca boa estrutura e ótimo final. Vinificado em tonéis de 500 litros. Ideal para harmonizar com carnes mais temperadas.

– Matamangos Crianza 2006: Vinho tinto das uvas Monastrel e Garnacha Tintorera. 14,2% de álcool e produção de 23.000 garrafas. Cor rubi intensa e aromas complexos de frutas vermelhas maduras com toques de especiarias.  Na boca um toque balsâmico e bom corpo e estrutura. É um vinho elegante e intenso.

Circulei mais um pouco pelo Show room degustando ainda alguns vinhos e fechei minha noite, satisfeito e incrivelmente feliz pelos vinhos espanhóis degustados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>