Miolo e a parceria no vinho San Cristoforo Carandelle: Show!

 

Estive a convite da Miolo em degustação de 15 vinhos do seu portfólio. Desde os mais simples, porém bem focados vinhos da Almadén, até os vinhos ícones das parcerias e de seus vinhedos próprios.

Minha história com a Miolo já é um namoro longo. Admiro os vinhos deste produtor nacional e também agora, pude ter contato mais de perto com alguns outros, de suas parcerias com empresas do exterior.

Parte dos vinhos degustados

 

Nesta degustação, além de ter provado os sempre  bem vindos Lote 43 Safra 2008, RAR Collezione Pinot Noir 2010, RAR Cabernet Sauvignon / Merlot 2006 (o primeiro e último por mim, muito apreciados). Pude provar um vinho que me encantou e encheu meu paladar de alegria. O “Podere San Cristoforo Collecione 2009”, da uva Sangioves, Maremma, Toscana, Itália.

 

Elaborado na Toscana, região que tenho verdadeira paixão, com fermentação espontânea com leveduras das próprias uvas.

Na parte visual, se mostra intenso e brilhante, com coloração vermelho rubi.

Aromas de frutas vermelhas, especiarias doces, tabaco e das flores, que se entrelaçam em um tecido luxuoso e elegante.

Médio corpo, possuindo excelente persistência e equilíbrio, em um estilo absolutamente irresistível, com a dimensão extra de volume que é típica dos vinhos de Maremma.

Taninos macios, notas cristalizadas no revestimento. Sensação de uva passa intensa e muito agradável.

Além disso, é um vinho biodinâmico, e para quem ainda não sabe o que é isso, resumo em poucas palavras: Um vinho de interação Homem X Natureza X Terroir, sem agrotóxicos e com certificado.

A colheita é manual com seleção das melhores uvas. Desengaço mecânico deixando bagas inteiras. Fermentação e maceração em tanques de aço inoxidável por 7 dias, com leveduras indígenas, da própria uva, para iniciar a fermentação. Malolática feita em barris de carvalho francês, imediatamente após a fermentação alcoólica. Envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês.

Teor alcoólico de 13,12%. E faixa de preço ao consumidor R$ 71,00, em um excelente custo X benefício.

 

 

 

4 pensamentos em “s”

    • Sim Álvaro, é uma verdade. Mas acrdito no vinho nacional e em todo o potencial dele. Com crteza chegaremos lá e ainda teremos grandes vinhos, o que já se vem apresentando por ai…
      Grande abraço amigo e já sabe, sempre á sua disposição seja para bate papo, seja para vinhos, venda, compra, empréstimo, etc….ssrrsrsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>