Vinhos portugueses do DÃO, elegantes, saborosos e expressivos

 

Mais uma vez tivemos representantes de Portugal, mais precisamente da Região do DÃO em degustação promovida pela “Comissão Vitivinícola Regional do DÃO” e “Vinhos de Portugal”.

O DÃO é a região localizada ao centro de Portugal e a casta mais conhecida e difundida é a Touriga Nacional para os tintos e a Encruzado para os brancos.

O teor alcoólico na grande maioria dos vinhos se mostrou bem harmônico e equilibrado.

Entre um produtor e outro, o que ficou marcado foi a evolução que os vinhos portugueses têm alcançado nestes últimos anos. Tecnologia, foco, uvas especialíssimas e próprias de cada região enólogos ultra competentes, e divulgação.

Sem dúvida são fatores de sucesso para um aumento de consumo a médio, longo, prazo. O consumidor, e mesmo o profissional de vinhos tem tido acesso a exemplares jamais vistos e degustados, tornando o universo de vinhos portugueses mais acessíveis e conhecidos.

 

 

Forma-se assim um conceito, num esforço grande de gerar a experimentação, criando fatores de comparação, tanto com outros vinhos, como com outros países e outras castas.

Não há, a meu ver, uma maneira de se conquistar o consumidor, que não seja demonstrando, falando sobre ele e permitindo a degustação.

Mas vamos ao encontro do DÃO. Vinhos singulares e expressivos, que definem a região e o estilo de cada produtor.

Minha atenção foi para o produtor SEACAMPO, buscando importador, onde provei os seguintes vinhos:

– Pai Américo DOC Branco DÃO Reserva 2009: Casta 100% Encruzado, tendo fermentado em barricas de carvalho francês durante nove meses onde também se processou a “battonage”, dando maior estrutura e complexidade. Aromas de frutas frescas, notas de baunilha, macio, equilibrado e com boa persistência. Teor alcoólico de 13,5%.

– Américo Rose 2010: Castas Touriga Nacional, Jaen e Tinta Roriz. Teor alcoólico de 13,6%. Apresenta notas de framboesa e frutos silvestres. Na boca, equilibrado e elegante.

– Américo DOC Tinto DÃO 2008: Castas Touriga Nacional, Jaen, Tinta Roriz e Alfrocheiro. Teor alcoólico de 13%. As castas foram vinificadas separadamente, proporcionando uma cor rubi intensa, notas de frutos maduros. No aroma é complexo, ameixa preta. Aveludado na boca, e grande harmonia.

– Pai Américo DOC Tinto DÃO Reserva 2007: Castas Touriga Nacional e Afroucheiro. Teor alcoólico de 13,5%. Estagio de 12 meses  em barrica de carvalho francês e americano. No aroma sugere baunilha e fruta madura. Um vinho que se mostrou complexo na boca, com notas de chocolate e grande harmonia e persistência.

Aguardamos ansiosamente os próximos eventos de Portugal!

Salut!

 

Uma ideia sobre “Vinhos portugueses do DÃO, elegantes, saborosos e expressivos

  1. Pingback: Portugal redescobre o Brasil com os vinhos « VinhodosAnjos's Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>