Viña Koyle e seus vinhos biodinâmicos: Desvendando os segredos da fruta

Já faz um tempo que tenho verdadeira admiração pelos vinhos deste produtor, desenvolvidos magnificamente pelo seu enólogo e proprietário Cristóbal.

Para quem ainda não conhece, trata-se de um produtor biodinâmico localizado no Chile. A vinícola se caracteriza pela busca da fruta nos vinhos, em sua essência, seria, a meu ver, o chamado “Terroir Original”.

É admirável a paixão como Cristóbal fala de seus vinhos, de seus métodos de condução, e da sua busca incansável por produtos que caracterizem toda a sua originalidade.

Seus vinhedos têm ao longo dos anos, demonstrado cada vez mais complexidade nos vinhos, adquirida perceptivelmente pelo avanço das raízes no solo, penetrando e absorvendo elementos novos que acabam por fazer a diferença em cada safra.

Estive na Gran Cru esta última terça feira (08/11/2011) participando da degustação de dois produtores, a Koyle  do Chile e o Chateau CGR da França.

A Koyle trouxe suas novas safras. Fiquei sensivelmente impressionado pelo seu Syrah Royale. Elegante, complexo, frutado, aromático, muito, mas muito expressivo. Claro que os outros vinhos degustados também se apresentaram divinos. Mas sempre há um que se destaca dos demais, e neste caso, foi o Syrah.

 

Syrah Royale, sensacional

 

Conversando com Cristóban, acabei perguntando de seus novos projetos em relação á vinhos brancos. O que ele me respondeu que há sim um projeto em desenvolvimento em uma determinada região, passando por fazendo testes.

Tudo está ainda em fase de experimento. Revelou-me inclusive as uvas (uma tinta e uma branca), que infelizmente não posso revelar. Fiquei muito animado, porque quando há novos projetos, há novos vinhos e vindo deste produtor, serão com certeza admiráveis.

Provei também os vinhos do produtor francês que eu não conhecia. Foram seis vinhos da região de Bordeaux. Interessantes e bem elaborados, tendo um custo X benefício excepcional!

 

Chateau CGR

 

Abaixo a relação de vinhos provados de cada produtor, e claro, o Syrah da Viña Koyle:

– Koyle Reserva Cabernet Sauvignon 2009

– Koyle Reserva Carmenére 2009

– Koyle Reserva Syrah 2009

– Koyle Royal Syrah 2008

Do produtor Chateau CRG:

– Chateau Ramafort 2005

– Chateau Cardus 2007

– Chateau Grivières 2005

– Chateau Malaire 2007

– Chateau Vivier 2007

– Chateau La Cardonne 2005

Se quisersaber mais sobre biodinâmicos, consulte os links abaixo e veja matérias já publicadas:

– Degustação: Os vinhos biodinâmicos como estilo de vida: http://migre.me/67sqL

(No final do post há mais 2 links sobre vinhos biodinâmicos)

Sobre o produtor Koyle, veja matérias anteriores:

– Vinhos de expressão no 5º Encontro do Somellier da Grand Cru: http://migre.me/67ski

Em breve você encontrará os vinhos da Koyle na Loja Virtual da Vinnobile, acessando: www.vinnobile.com.br ou pelos telefones: (11) 5073-0702 e (11) 5073-0725.

Uma ideia sobre “Viña Koyle e seus vinhos biodinâmicos: Desvendando os segredos da fruta

  1. Pingback: Os vinhos, as degustações e o que foi o ano de 2011 « VinhodosAnjos's Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>