O Chile avança na qualidade dos vinhos e na preferência do consumidor

Eu poderia discorrer longamente sobre a degustação “Wines of Chile”. Foram muitos produtores e muitos vinhos.

A “Wines of Chile”, ocorreu dia 10 de agosto último, no Unique. O local estava bem cheio, prova de que os vinhos chilenos caíram no gosto popular do brasileiro e assim, o interesse dos profissionais do vinho, avança na mesma proporção.

Talvez esta tenha sido a mais concorrida degustação em termos de visitantes.

Importadoras já consagradas, algumas que há tempos não víamos em um evento, como a Santar. Produtores buscando parceiros de negócios e profissionais de mercado buscando as novidades e o aprendizado.

Pude provar vinhos ícones, como o Don Melchor 2006 (Cabernet Sauvignon) e o Amélia Chardonnay da Concha y Toro. Bem como grande parte dos vinhos tops da Tarapacá, trazidos pela Épice, explendidos!

É claro que nomes como a Decanter, Winebrands, Ravin, Mistral, Interfood, entre outras, não poderiam faltar e já fazem parte do nosso cotidiano e sempre somos brindados com a qualidade e o apreço nos vinhos.

A surpresa ficou por conta de dois vinhos tintos da Santar, que surpreenderam em muito. O Fines Terrae 2007 e o Lota 2006, ambos da “Cousiño Macul”. Vinhos potentes e bem desenvolvidos.

Finis Terrae e Lota, ambos da Santar - Cousiño Macul

 

Com taninos redondos e macios, aromas delicados de frutas vermelhas maduras. Na boca, chocolate, baunilha e ótima harmonia e persistência. Vinhos de guarda,

– Cousiño Macul Fines Terrae 2007: Corte das uvas 60% Cabernet Sauvignon, 40% Merlot.

Região: Vale de Maipo. Cor púrpura escura, um vinho elegante. Aromas de cereja negra, amora, violeta, sálvia, aníz e baunilha. Sabores de ameixa madura, moka e sálvia. De corpo médio e taninos equilibrados, muito harmônico. O final é sedoso, com toques sutis de baunilha e especiarias. 

Harmoniza com pato assado, ganso, perdiz ou lebre. Também harmoniza com um bom ossobuco e frango ao vinho tinto. Faixa de preço: R$ 70,00.

– Lota Reserva Especial 2006: 75% Cabernet Sauvignon, 25% Merlot, da região do Alto Maipo, com graduação alcoólica de 14%. Cor rubí escuro e profundo, com aromas de amora e ameixas, cassis e notas de sálvia e especiarias.

Grande corpo e taninos elegantes. Sabor de amora, passas, cacau e especiarias adocicadas. Um toque de carvalho tostado e taninos maduros, final suave. 

Harmoniza com pratos a base em carnes vermelhas assadas ou guisadas. Cordeiro ao forno ou simplesmente Steak au Poivre. Faixa de preço: R$ 250,00

 É comprar e provar, vale a pena!

4 pensamentos em “s”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>