Como foram os eventos de vinhos, neste agitado mês de Junho/2011

Amigos, estivemos em uma série de eventos neste mês, começando pelos vinhos portugueses no Leopoldo (Vini Portugal), onde tivemos gratas surpresas, passando pelos vinhos de Bierzo, espanhóis, no Intercontinental, pelo encontro de Brunellos e Rossos no Unique.

Cada evento com sua característica própria, seus vinhos e produtores que só vêm a acrescentar ainda mais este nosso “agitado” mercado.

Tivemos ainda a segunda edição do Four Season Brasil – FWS, ocorrida em Campos do Jordão e realizada no Hotel Leão da Montanha, com todo o charme do início da estação.

Mas vamos aos destaques e ao que interessa: Os Vinhos.

Primeiramente nos deparamos no evento dos portugueses, a “Vini Portugal”, com um produtor (Boas Quintas) buscando importador no Brasil. Provamos seus vinhos e muito nos chamaram a atenção.

Gâmbia, ainda com rótulos provisórios

São os vinhos

– Herdade da Gâmbia 2010, vinho branco do corte de Fernão Pires e Moscadel. Aromático e vibrante.

– Herdade da Gâmbia 2010, vinho tinto do corte de Touriga Nacional, Syrah e Tinta Roriz. Também um vinho jovem, porém de sabor e aromas intensos e marcantes.

Da Quinta do Vallado, provamos todos os vinhos e como sempre seus vinhos surpreendem. Mas o que mais nos chamou a atenção foi o vinho Quinta do Vallado Adelaide, 2005 que estava decantando e que apesar do preço (Na faixa de R$ 600,00) é surpreendente.

Adelaide 2005 da Quinta do Vallado: Sensacional!

 
 

Almir (Vinho dos Anjos), provando o Adelaide e Lídia Abreu, da Quinta do Vallado

 
 

O Adelaide 2005 é o vinho ícone que pretende celebrar e personificar o espírito de excelência e de mudança. É um vinho de cor vermelha granada, com aromas concentrados, notas balsâmicas de carvalho, figo, ameixas pretas e tabaco. Na boca é encorpado, firme, maduro e com taninos acetinados. Final complexo e persistente.

Da região do Douro, das uvas Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Amarela. Um vinho de guarda com 15%, muito bem equilibrados, de teor alcoólico.

Provamos também o Bétula 2009, branco, aromático das uvas Sauvignon Blanc e Viognier. O Maritávora Reserva 2009 (Branco das uvas Códega do Larinho, Rabigato, Viosinho entre outras), o Rovisco Garcia 2009 (Rosé) e o Quinta de Arcossó Reserva 2007 (Tinto das uvas Touriga Nacional e Touriga Franca), todos da Tambuladeira. Vinhos de expressão, diferentes e que agradaram em muito nosso paladar.

Parte dos vinhos que provamos da Tambuladeira

Indo agora para os vinhos espanhóis, de Bierzo, provamos vários vinhos excelentes, sendo que boa parte deles sem importador.

No Unique, agora falando de Brunellos e do evento, há muito a se destacar e não há quase nada a se condenar. Por isso destacamos apenas o produtor Verbena, que apresentou apenas 2 vinhos: seu Rosso e seu Brunello de Montalcino.

Produtor buscando importador

 

 

Sem palavras: excepcionais. Vinhos que expressam o que há de melhor vindo da Itália. Elegantes, frutados e com estrutura.

Detalhe: Buscando importador no Brasil.

No evento promovido pelo nosso amigo Alex, o FWS Brasil, puedmos prestigiar os importadores e degustarmos os vinhos que em outros momentos já destacamos e que nos agradaram inteiramente. Como os vinhos e o trabalho feito pela Wine Lovers e também agora pela Importadora Vínica. Duas empresas novas, e que estruturadas, buscam seu lugar no mercado, com competência e demonstrando conhecimento na escolha do seu portfólio de produtos.

 

Paula, da Vínica

 

Enfim, foram estes os eventos, além de uma série de degustações em que estivemos presentes, dando nossa opinião e vibrando com as novas descobertas a cada gole.

Mais uma vez: Saúde! E até o próximo, “gole”. Tin tin!

2 pensamentos em “s”

    • Obrigado. Você pode ficar sabendo através do próprio blog. Mas existem eventos que são fechados e direcionados apenas para imprensa ou profissionais da área. Não podendo ser inclusive divulgados.
      Sempre que possível estarei colocando os eventos no blog. Muito obrigado pela visita.
      Abraços
      Almir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>