Bacalhau e Vinhos: Uma combinação perfeita para a Páscoa!

O bacalhau é exigente, controverso, mas aceita a companhia de muitos vinhos brancos, tintos e roses se bem escolhidos. Eu prefiro um bom branco encorpado, de preferência com passagem por madeira, mas há tintos mais frutados, sem taninos que harmonizam perfeitamente com várias receitas deste peixe.

Com um boa posta de bacalhau, preparada com simplicidade para ressaltar o seu sabor, não tenho dúvidas de que um branco encorpado é uma ótima opção. Já experimentei alguns vinhos combinam com um bacalhau com bastante azeite, batatas e cebolas pequenas.

Segue uma ótima receita, embora um pouco cara.

Forre uma panela pesada com batatas pequenas descascadas. Depois, disponha as postas de bacalhau dessalgado. Entre as postas, cabeças inteiras de alho com as cascas. Por cima, cebolas pequenas. Finalmente azeite até quase cobrir as cebolas. Leve ao fogo bem brando e cozinhe até amolecer as cebolas.

Não é qualquer branco que gosta de bacalhau. Os mais leves, frutados e com pouco corpo costumam ser arrasados por esse peixe especial. Entre esses, os Verdes, que podem ser deliciosos,mas com pouco corpo e concentração para a harmonização.Os melhores são os encorpados, com estágio no carvalho, entre os quais se destacam os Chardonnays (Bourgogne, Califórnia, Argentina, Chile e Brasil. Os brancos de Rioja elaborados à maneira antiga, envelhecidos e com toques de carvalho, são ótimas opções.

Harmonizar bacalhau com vinhos tintos é mais complicado. O  tanino amarra a boca, como algumas frutas verdes. O sal e tanino não se dão mesmo e é comum aparecer um gosto metálico, de maresia. Os melhores são os com pouco tanino, como os elaborados com a Pinot Noir ((Bourgogne, Califórnia, Argentina, Chile, Brasil); Rioja envelhecido (Reserva e Gran Reserva); alguns Merlots ligeiros, entre os quais vários nacionais.

Bacalhau: Dicas de como comprar

Examine cuidadosamente o alimento. Verifique a cor, consistência e defeitos perceptíveis.

Evite comprar bacalhau salgado e seco com muito sal ou umidade. Se for comprar o produto inteiro, pegue firmemente na parte posterior do peixe, soltando a cauda. Se dobrar, é porque tem água em excesso.

Observe bem o alimento. Não compre se estiver vermelho ou com pó fino cinzento, branco ou amarelo. Isso revela problemas de processamento e conservação.

Defeitos perceptíveis são maus sinais: fendas profundas, aspecto pegajoso ou cozido, coágulos e manchas de sangue.

Se comprar congelado, verifique o alimento dentro das embalagens. Preste atenção à cor e evite adquirir o produto com gelo solto. Deixe sua compra para o final e utilize uma bolsa térmica.

Dessalgar de forma eficaz

Coloque o bacalhau num recipiente com água, com a pele do peixe virada para cima.

Coloque-o na geladeira, deixando o bacalhau de molho durante um dia ou dois dias.

Renove a água várias vezes ao dia.

Fonte dicas: www.proteste.org.br

Aproveite e compre vinhos para a Páscoa na Vinnobile. Ofertas exclusivas e que além dos vinhos, você leva azeite Italiano Grátis.

Confira acessando:

http://vinnobile.wordpress.com/2011/04/11/promocao-de-pascoa-vinhos-e-azeites/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>