Torrontés, uma casta de sonhos, desejos e profusões!

Não há como falar de uvas e vinhos brancos argentinos, sem falar da casta Torrontés, quase um ícone em se tratando de vinhos brancos.

Esta casta se apresenta numa composição bem elaborada, propiciando brancos secos, ideais para o verão.

Embora seja uma casta cultivada em várias localidades, não há dúvidas que a Torrontés tem uma característica marcante e toda especial quando cultivada na Argentina.

Vou falar um pouco das suas características, sem no entanto, me tornar repetitivo ou falar o que todos dizem.

Sua cor amarelo palha, brilhante, com transparência sem igual, reflete as nuances das manhãs e tardes ensolaradas, conferindo uma suavidade, bem pouco percebida, mas extremamente sentida em momentos de pura introspecção.

Olfativamente, se apresenta perfumada, com frescor inigualável, denotando notas florais, em sedutores aromas, com toques de baunilha e devaneios cítricos.

Na boca se mostra macia, agradável, fresca e intensa, a delicadeza e elegância da casta, sua transparência, se faz presente quando da vinificação e do processo final que o torna: vinho.

Não importam as controvérsias da origem, o que importa, é a suavidade e o perfume, que nos remetem aos grandes momentos, às grandes mulheres, ao equilíbrio da vida, seus aromas, seus perfumes intensos, as paisagens maravilhosas que se desenham nas sensações da alma, das inusitadas, quase surpresas, paisagens eternas de sonhos distantes quase palpáveis.

Assim é a Torrontés, em toda a sua essência sutil de profusões aromáticas inconfundíveis, uma viagem suave ao mundo invisível de levezas e anseios, de desejos e conquistas.

Seja qual for o produtor, se houve empenho no plantio, na colheita, na vinificação e elaboração do branco singular, a Torrontés deixará sua marca, seu representativo sinal sensorial e gustativo, uma herança no paladar, nas lembranças, no eternizar de momentos, nos vinhos inconfundíveis, na época, no amor, muito mais que apenas sentimento, mas marcas inesquecíveis e permanentes.

Provar esta casta, é determinar uma mudança na forma de enxergar o mundo dos vinhos, a vida, e o que cada perfume, cada aroma, pode significar e alterar, nas nossas percepções.

Aqui está uma uva diferente, inigualável, permanente nos nossos sentidos e marcante para toda uma vida: a uva Torrontés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>