Olive Experience 2011 – Azeites em paralelo à Expovinis

Em paralelo à ExpoVinis, nas mesmas datas e horários, acontece a Olive Experience 2011, de 26 à 28 de Abril no Pavilhão Vermelho – Expo Center Norte.

Visando promover o Azeite de qualidade durante o ExpoVinis Brasil – Salão Internacional do Vinho, foi criada a Olive Experience – Feira Internacional do Azeite onde será apresentado o melhor do universo do Azeite à compradores, formadores de opinião e consumidores qualificados.

Através de atividades que permitam a experimentação do produto em suas diversas formas de utilização, será oferecido aos visitantes uma imersão nesse fascinante universo, tornando possível a diferenciação dos produtos de qualidade e demonstrando sua aplicação prática.

O  A Z E I T E

Entre o século VII e III A.C. o óleo de oliva começou a ser investigado pelos filósofos, médicos e historiadores da época devido a suas Azeitespropriedades benéficas para o ser humano.

Sabe-se ainda que há mais de 6 mil anos, o óleo era usado pelos povos da mesopotâmia como um protetor do frio, quando estes untavam seus corpos com ele.

A longevidade relacionada à utilização do óleo de oliva não existe por acaso. A ciência sempre teve um especial interesse por este óleo justamente pela sua marcante presença na história. Durante anos de estudos e investigações, ela acabou comprovando os seus efeitos (principalmente nos estudos realizados na década de 50) na prevenção do câncer de fígado e em outras doenças como, por exemplo, as cardíacas.

Hoje em dia, no mundo inteiro, a produção de azeite alcança os 2 milhões de toneladas, o que representa 4% da produção mundial de óleos vegetais, e 2,5% da produção mundial de óleos comestíveis e gorduras. Seus maiores produtores são: Espanha, Itália, Grécia, Tunísia e Turquia.

Existem diversos tipos de óleos de oliva espalhados pelo mundo. Cada qual, conforme a região de origem possui uma personalidade identificada pelo seu aroma e sabor. Somente dentro da Itália, inúmeras são as regiões produtoras, isto demonstra a diversidade e a presença marcante do óleo de oliva no mundo todo.

Fonte: www.exponor.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>