O vinho tinto e a saúde dos olhos

Pesquisadores descobriram, que uma substância encontrada nas uvas e outras frutas pode proteger os vasos sanguíneos do olho, que está sendo danificado pela idade avançada.

É eficaz, porque o composto conhecido como resveratrol, impede que os vasos sangüíneos sejam danificados.

 A substância, que vem sendo associada ao anti-envelhecimento e proteção contra o câncer, acredita-se também poder proteger contra a angiogênese anormal – a má formação ou mutação nos vasos sanguíneos.

Resveratrol: presente no vinho tinto, poderoso para a saúde dos olhos

Esta condição está ligada ao câncer, doenças cardíacas e doenças oculares, e a degeneração macular está relacionada ao avanço na idade.

O Dr. Rajendra Apte , que realizou a pesquisa na Washington University School of Medicine, em St Louis, disse que o estudo deverá ter um impacto substancial “sobre a nossa compreensão de como o resveratrol age no organismo”.

Disse ser capaz de “demonstrar”, que o resveratrol, um composto natural, pode inibir diretamente o desenvolvimento de vasos sanguíneos anormais, tanto dentro como fora do olho. Disse também que isto poderá levar a novos tratamentos.

O resveratrol é um composto natural que é produzido em uma variedade de plantas para evitar infecções bacterianas e fúngicas.

Pode ser encontrado em níveis particularmente altos na pele da uva (e conseqüentemente no vinho tinto), e em níveis mais baixos de mirtilo, amendoim e outras plantas.

Vários estudos têm demonstrado que o resveratrol pode diminuir os efeitos do envelhecimento e agir como um agente anti-câncer.

O vinho tinto também tem recebido muita atenção por seus supostos benefícios à saúde.

Em paralelo, o consumo moderado de vinho tem sido associado a uma incidência reduzida de doenças cardiovasculares – o chamado paradoxo francês.

Apesar da dieta rica em manteiga, queijo e outras gorduras saturadas, os franceses têm uma incidência relativamente baixa de doenças cardiovasculares, que alguns têm atribuído ao consumo regular de vinho tinto.

Este estudo publicado no The American Journal of Pathology, mostra por que isso funciona. 

Por  Richard Alleyne, Science Correspondent
Fonte: www.telegraph.co.uk

3 pensamentos em “s”

  1. Pingback: Tweets that mention O vinho tinto e a saúde dos olhos « Vinhodosanjos's Blog -- Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>