Sangiovese, a uva da Toscana

“Jovis Sanguis”, a origem latina do nome varietal, significa literalmente “Sangue de Júpiter “. É provável que a Sangiovese (Sangioveto ou San Gioveto) já fosse conhecida pelos produtores etruscos. Embora a primeira referência literária date de 1722. O vinho mais famoso feito com estra casta é o Chianti. 

A mistura básica do Chianti foi criado pelo Barão Ricasoli na década de 1890. O percentual de 70% Sangiovese como a base varietal (15% Canaiolo, tinto, 15% Trebbiano, branco, e às vezes um pouco Colorino, tinto).

Muitos vinhedos são tradicionalmente cultivados com esta mistura varietal. É difícil até mesmo para os italianos acompanhar as constantes mudanças sendo que as leis sobre vinhos são muito detalhadas, especificando os tipos de uvas permitidas, rendimento máximo por hectare, teor mínimo de álcool, padrões mínimos de envelhecimento antes da venda, etc.

Atualmente, o montante mínimo de Sangiovese permitido na elaboração do Chianti é de 90 %. Hoje em dia, podem ser utilizadas outras uvas da Toscana, como Malvasia, uma uva branca muito superior a Trebbiano. Ainda assim, o total de uvas brancas utilizadas não deve ultrapassar 5% da mistura.

Sangiovese, a uva mais cultivada na Itália

Em alguns aspectos a Sangiovese é Chianti como Cabernet Sauvignon é Bordeaux. Ambas formam a base destes vinhos, normalmente misturados com outras castas, trazendo uma certa elegância distinta e grande complexidade quando bem feitos.

Há pelo menos 14 clones separados e distintos das Sangiovese. Em um dado momento , houve alguma tentativa na Itália para identificar duas “famílias” separadamente, Grosso e Piccolo , embora isso pareça ter uma característica mais comercial “o meu é melhor que o teu” do que ampelográficas ou sabores de provas para justificar a tentativa de classificação.

O fruto amadurece lentamente e a maturação é tardia. Com peles relativamente finas, ela tem uma tendência a apodrecer na umidade ou não amadurecer bem, se plantada em uma altitude acima de 1.500 pés.

Vinhas de Sangiovese cultivadas em solo calcário, produzem vinhos com aromas mais fortes.

Vista da Toscana, Itália

O clima quente e seco que a Toscana proporciona, é o lugar ideal para a Sangiovese . Mas para que estes parâmetros climáticos gerais possam melhorar a qualidade e não a quantidade, e se produzir um excelente vinho, é preciso cuidado no cultivo e nas técnicas de vinificação da uva.

A classificação oficial dos Chianti demonstra a ampla gama de flutuações de qualidade da Sangiovese. Dos identificados como normais: Vino di Tavola, para o mais alto: Clássico Superiore.

Barricas em Moltalcino, Toscana

A Sangiovese é o varietal mais plantado em toda a Itália, com 247.000 hectares 10% de toda a cultura de uva de vinho.

Na boca, a Sangiovese  é frutada, com moderada a alta acidez natural e, geralmente, um corpo médio variando de firme e elegante, assertivo e robusto com um final que pode tender para um ligeiro amargor.

O aroma não é geralmente fácil de se identificar como na Cabernet Sauvignon, por exemplo, mas pode ter um morango , mirtilo, levemente floral, violeta ou ameixa.

Os viticultores Toscanos, vêm experimentando nos últimos anos, uma mistura de Sangiovese, Cabernet Sauvignon e / ou merlot, e conseguiram criar alguns excelentes Supertoscanos, com preços elevados. Isto levou a um aumento do número de vinhedos experimentais plantados da Sangiovese.

Bom corpo, ótimos aromas, grandes vinhos

O que importa é que há belíssimos vinhos e de grande qualidade, para quem aprecia esta casta. E, na minha opinião, é uma das uvas com as mais interessantes características que conheci. 

Viva a Sangiovese, viva Júpiter!

3 pensamentos em “s”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>