A Temperatura do vinho…

Não, não é o que você está pensando. Vou falar sim sobre a temperatura de servir o vinho, seja ele branco, tinto ou rosé, mas vou falar sobre isso, depois de falar sobre a temperatura do vinho que “CHEGA” até você.

Trabalhei gerenciando lojas de vinhos, e também como bom observador, sempre vi os vinhos expostos nos pontos de venda.
O que posso dizer, é que o vinho realmente “sofre”.
Sofre desde que parte lá do produtor, até chegar ao país de seu destino final (se não for vinho nacional).
Além da oscilação no transporte, que deixa o vinho “nervoso”, é claro que há também a oscilação na temperatura e a influência da luminosidade.
O que se dirá então, do vinho parado no porto, esperando a liberação?
Sofre, sofre muito com o calor.
É algo assim como trabalhar de paletó em um país tropical com temperaturas no verão, acima de 30° C, como é o nosso caso.

Inconcebível!

Com o vinho ocorre o mesmo. Vi e senti várias vezes a temperatura que os vinhos chegavam às lojas, principalmente no verão. As garrafas ficavam quentes.
Se existem empresas que fazem o transporte em veículos refrigerados, elas são poucas.
Na verdade, todos tampam os olhos para  os fatos e para o custo que seria implantar em grandes redes ou em produtores e transportadoras, este procedimento que seria o ideal.
Ás vezes ouço falarem do vinho nacional com desprezo, mas já imaginaram ter uma garrafa acima de US$ 1.000 ou US$ 2.000 sem refrigeração? Quem vai dizer que está ruim, não digo estragado, mas sofrido mesmo. Quais seriam os comparativos ou a argumentação?
O vinho nacional pode até, por negligência de algum transportador, sofrer no transporte, ficar “nervoso”, mas é sem dúvida uma boa opção para aqueles que não querem um vinho que tenha sofrido tanto com desembaraços alfandegários, a ponto até de “cozinhar”.
Mesmo porque, no caso do vinho nacional, este está subindo de qualidade. Vide os ótimos espumantes e prêmios que vem conquistando, assim como os tintos.
Certa vez ouvi em um curso que o vinho na geladeira, no abre e fecha da porta, recebia muita luz e poderia estragar. Ora, convenhamos, se ele tiver que estragar estraga antes, no ponto de venda com muita luz e na oscilação da temperatura.
Dei risada, porque é claro, estamos falando em abaixar a temperatura no refrigerador. Se alguém guarda o vinho na geladeira, é até válido a observação, com ressalvas. Existem muitas outras variáveis a serem levadas em conta e, ou se entende um pouco de vinho (e aí o cuidado é valido) ou não se entende nada e não se perceberá a diferença entre o que é bom e o que é ruim.
Portanto, lembro bem: ao comprar um vinho, veja a sua exposição no ponto de venda, se recebe muita luz, a safra, a qualidade do rótulo (se está rasgado e sujo, pode ser um bom indicativo ), veja a cápsula, se está intacta ou se houve ou se percebe vazamento e qual é o importador no contra-rótulo.

No mais, meu amigo, conte com a sorte…

O Serviço do Vinho e sua temperatura ideal.

Em geral, o vinho é servido à temperatura de refrigerador para os brancos e entre 18° -20° C para os tintos. Isto seria um resumo do básico, mas não o ideal.

Temos vários tipos de vinhos brancos e tintos, assim como vinhos rosés. Além das variáveis como a temperatura ambiente (pode estar muito quente ou muito frio), o que determina a elevação ou manutenção da temperatura do vinho, após aberto.
Use para os espumantes, a temperatura entre 6° – 8° C, para os brancos, de 6° – 9° C. Quanto mais licoroso ou doce, aumente a temperatura em relação aos 6° C fixados inicialmente, podendo chegar até os 10° – 12° C dependendo do tipo e estrutura do vinho.
Para os rosés, a temperatura ideal seria de 6° – 8° C.
Com relação aos tintos, quanto mais jovens, sirva-os mais frescos, entre 10° – 12° C. Tintos comuns entre 14° – 15° C e para os encorpados e estruturados mantenha na casa dos 17° – 18° C.
Lembre-se que o vinho em um país tropical com elevadas temperaturas no verão, aquecem rapidamente. Use um balde de gelo e aos poucos vá aumentando a temperatura da garrafa, acrescentando pedras de gelo ao balde.

Na dúvida, prefira servir o vinho mais fresco do que de costume, aos poucos ele irá se aquecendo e mostrará todo o seu teor e complexidade.

Saúde!

4 pensamentos em “s”

  1. Pingback: Aniversário Blog Vinho dos Anjos « VinhodosAnjos's Blog

  2. Almir,
    Qual temperatura você recomenda para uma adega refrigerada com termostato único, onde guardo desde os tintos encorpados até champanhes? Temperaturas mais baixas ou mais altas?
    Abraço!

    • Carlos, a adega é para guardar os vinhos e manter a temperatura constante. Procure deixar entre 14 e 15° que já estará ótimo.
      Quanto aos brancos, eles devem ser gelados posteriormente, mantenha na mesma temperatura dos tintos.
      É uma pergunta que deixa dúvidas para quem entende pouco sobre vinhos. Bem pertinente.

      Abraços e obrigado pela visita.

  3. Pingback: Os vinhos, as degustações e o que foi o ano de 2011 « VinhodosAnjos's Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>