Bebidas…

Dry Martini

Hoje, sábado, acordei com uma vontade fixa de achar (o que eu já procurava faz algum tempo) taças de Dry Martini de cristal. Varri a internet inteira. Coisa difícil de encontrar (e não sei o porquê?).

Onde achei eram muito caras (na Camicado por exemplo, cada uma por R$ 39,00 eram de vidro, um absurdo!).
Continuo procurando e acredito que antes do natal poderei estar programando um drink e deixar a família um pouco mais alegre (literalmente).
Aproveitei e fui buscar um presente que eu precisava dar, na verdade um licor, na casa de bebidas Imigrantes. Uma grande decepção, pois os preços eram iguais aos de muitos supermercados, às vezes até mais caros. Apenas o local concentra uma variedade grande de bebidas, nada mais. E para quem é ligado em preços e também em boa qualidade de vinhos, ela não é uma boa opção.
Saí sem comprar nada e agora são duas coisas que estou procurando: o licor e os copos de Dry Martini.

Para não perder a mão, segue a receita do drink que pretendo preparar.
Dry Martini
• 3 cubos de gelo
• 90 ml de gim dry (seco)
• 3 gotas de vermute dry francês (Noilly Prat), mas pode ser outro.
• 1 tira de casca de limão para o zest
• 1 azeitona verde (opcional)

Em um copo misturador (mixing glass), coloque o gelo, o gim e o vermute. Mexa vigorosamente e passe a bebida por um coador de bar, despejando em uma taça dry martini gelada. Torça a casca de limão sobre o drinque para acrescentar o sumo (zest), coloque a azeitona e sirva.
O ritual de preparo do dry martini inclui detalhes preciosos

Algumas regras são universais no preparo do dry martini, embora existam controvérsias sobre a proporção entre os ingredientes. O vermute, por exemplo, tem de ser bem seco, e “nunca se deve colocar a casca do limão dentro da bebida”.
Dicas:
– A taça ideal é a short drink, também chamada dry martini. Ela deve ser deixada no congelador por alguns minutos ou “ambientada” com gelo antes do preparo do drinque.
– O gim deve ser despejado sobre o gelo dentro do copo misturador (mixing glass).
– O vermute é pingado sobre o gim. A receita clássica utiliza o vermute francês Noilly Pratt, tido por muitos como o melhor.
– A mistura jamais deve ser batida, e sim apenas mexida rápida e vigorosamente com uma colher do tipo bailarina.
– Antes de servir o drinque retire o gelo.
– O zest de limão é feito a partir da fina casca, sem a parte branca, torcida sobre a bebida para que fique somente o sumo. Há quem goste de também passar a casca em toda a borda da taça.
– A azeitona é opcional, embora seja obrigatória na receita celebrizada pelos americanos no cinema e no padrão adotado pela IBA – International Bartender Association. Caso você queira utilizá-la, tire-a um pouco antes do líquido no qual é conservada para não interferir no sabor do drinque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>